Percurso Serra da Estrela

    A Estrela é a serra mais emblemática de Portugal permite aos visitantes terem acesso a um património sem precedentes. É um Portugal quase “virgem”, com poucas influências exteriores. Não só o seu território, mas também as suas gentes.

    Só em 1881 – 700 anos depois de Portugal se ter estabelecido como país – foi feita a primeira expedição à Serra da Estrela? Até então, aquele território era alvo de mitos e lendas sobrenaturais. As suas gentes eram vistas como camponeses, agricultores e ignorantes, que não pertenciam ao mundo moderno. Mas é aí que reside a sua beleza. Ao longo de séculos, foram preservados costumes e tradições ancestrais, além de um património riquíssimo, que nos faz viajar no tempo.

    A cultura da bicicleta na serra da Estrela

    PPara os amantes da natureza e desporto ao ar livre a “Estrela” é incontornável. No âmbito das duas rodas, a serra, e por inerência a Torre, fazem parte da cultura popular da bicicleta nacional. O maior desafio para qualquer ciclista amador, em Portugal, é subir a serra da Estrela e contemplar a Torre como o prémio final.

    Uma cultura que se desenvolveu essencialmente em torno do ciclismo Nacional e da Volta a Portugal, que, também aqui, tem a sua história. As chegadas na serra da Estrela nem sempre fizeram parte da Volta, sendo que, as primeiras, por razões de falta de acesso à Torre, eram feitas nas Penhas da Saúde. A primeira, em 1959, na 22ª Volta, numa etapa com 77 Km que partiu de Castelo Branco, vencendo Aquiles dos Santos, do Sangalhos. Na Torre, começaram mais tarde.

    Em 1971, numa etapa entre Lamego e o ponto mais alto de Portugal continental, Joaquim Agostinho, pelo Sporting, era o primeiro a chegar.

                      

     

    Pack Adventures Cycling Team Serra da Estrela 3 dias: 3 650€

    Contatos

    © Your Company. All Rights Reserved.

    Free Joomla templates by L.THEME